O que é uma Impressora 3D |
O que é uma Impressora 3D
O que é uma Impressora 3D

A impressora 3D é um dispositivo que imprime ou cria objetos, que são construídos camada por camada. Imagine um vaso que tenha sido cortado em milhares de camadas horizontais. A impressora 3D irá construir o vaso usando estas camadas, e posicionando-as umas sobre as outras, uma de cada vez. O processo de impressão 3D é também conhecido por “fabricação aditiva” ou “manufatura aditiva”.

Imprima em 3D

O processo de impressão 3D, ou de fabricação aditiva, é um grande avanço na fabricação de objetos. Isto acontece porque os atuais procedimentos de fabricação geralmente envolvem a redução ou a alteração do material em questão, a fim de criar o objeto desejado.
Além disso, estes processos também requerem uma quantidade significativa de máquinas e um número considerável de pessoas qualificadas.

A impressão 3D começa com a criação de um “design 3D”. Mais comumente conhecida como modelo 3D, este arquivo é a representação digital do objeto que será impresso. Este arquivo 3D é então enviado e lido pela impressora 3D. O software interno da impressora 3D envia as instruções para a máquina, que começa a fabricar o objeto, camada por camada.

O modelo 3D

A impressão 3D envolve o uso de um arquivo digital conhecido como modelo 3D, criado com um software de modelagem, o qual pode pertencer a duas categorias principais: os destinados para fins profissionais, especialmente nas áreas de engenharia e arquitetura (programas tipo CAD, OPENSCAD e Solid Works) e os destinados aos clientes particulares, que são muito mais agradáveis e fáceis de
usar (Google SketchUp, Tinkercad e Autodesk 123D).

Há vários scanners 3D, como o Digitalizador Makerbot e o Fuel3D, que já estão sendo fabricados para usos gerais, muito embora alguns scanners 3D, como ReconstructMe, tenham sido inicialmente criados para usos profissionais.
A TERA BYTE está trazando para o Brasil o Scanner da Anyprint – Qingdao Unique – também para uso geral; Consulte nossa página de produto;

Há também aplicativos, como o 123D Catch Autodesk, que possibilitam a criação de modelos 3D utilizando fotos tiradas por um smartphone! A criação de um modelo usando um software designado ou um scanner permite a criação de um arquivo 3D, que contém informações relevantes sobre o objeto, como suas dimensões e tamanho. Esse arquivo é geralmente conhecido por arquivo STL (uma abreviação da palavra “estereolitografia”). O arquivo STL é então lido pelo software que controla a impressora 3D (conhecido como gerador de código G), que divide o modelo 3D minuciosamente em finas camadas horizontais, da mesma maneira que uma ressonância magnética divide o corpo humano em “fatias”. Este software interno passa a enviar instruções para a impressora, a qual imediatamente começa a criar o objeto desejado da base até o topo.

No próximo post vamos rever em mais detalhe o processo de impressão;

Compartilhe !

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!